Click to listen highlighted text!
Pular para o conteúdo

Nosso Blog

Prevenir é sempre a melhor medida!

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção do câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Essas informações, podem ser encontradas nos diversos canais e mídias sociais, como: televisão, rádios, jornais e internet. Apesar do esforço e empenho, muitos reclamam que todo mundo já sabe os detalhes a respeito da prevenção.

Porém, percebe-se ainda assim que existe um índice elevado de mulheres que não fazem ou pouco demonstra interesse na prevenção.
Quantas vezes você, mulher, fez o autoexame desde outubro do ano passado?
• Marcou sua visita de rotina ao ginecologista?
• Conseguiu reunir todos os exames que o médico solicitou?
• Levou de volta para que o médico pudesse olhar?
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

A importância da mamografia!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Em 2019, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: juntos, sem medo”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo e mitos da doença.

Tanto na busca do diagnóstico precoce, durante ou após o tratamento, a união nos dá força para enfrentar as dificuldades da doença e para buscar uma vida melhor.

Prevenir é sempre a melhor medida!
Elizabeth Miranda, Missionária e Enfermeira.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe o seu comentário

Click to listen highlighted text!